{"id":2924,"date":"2021-06-22T10:12:09","date_gmt":"2021-06-22T09:12:09","guid":{"rendered":"http:\/\/www.inodev.pt\/?p=2924"},"modified":"2021-06-22T18:03:58","modified_gmt":"2021-06-22T17:03:58","slug":"the-ten-faces-of-innovation","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/the-ten-faces-of-innovation\/","title":{"rendered":"\u201cThe ten faces of innovation\u201d"},"content":{"rendered":"
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O livro \u201cThe ten faces of innovation\u201d, escrito por Tom Kelley, um dos fundadores de uma das principais empresas de design e consultoria de inova\u00e7\u00e3o- a IDEO, parte da premissa de que para se alcan\u00e7ar a inova\u00e7\u00e3o s\u00e3o necess\u00e1rios v\u00e1rios pontos de vista dentro de uma organiza\u00e7\u00e3o. <\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
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Segundo Tom Kelley, os diferentes pontos de vista podem ser divididos em personas<\/em> ou personalidades que juntas promovem uma cultura de inova\u00e7\u00e3o dentro da empresa. S\u00e3o necess\u00e1rias 10 personalidades que se enquadram em tr\u00eas grupos: Aprendizagem, Organiza\u00e7\u00e3o e Constru\u00e7\u00e3o.<\/p>\n<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t

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Aprendizagem<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
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Os indiv\u00edduos e as organiza\u00e7\u00f5es t\u00eam a necessidade de recolher constantemente novas informa\u00e7\u00f5es, aumentando o seu crescimento e dando-lhes a possibilidade de crescer. As tr\u00eas personalidades relacionadas com a aprendizagem<\/strong> permitem que a equipa se foque internamente, assumindo o papel de fonte de conhecimento e informa\u00e7\u00e3o externa. Estas pessoas recolhem informa\u00e7\u00e3o e conhecimento, permitindo melhorar e crescer a oferta em produtos e servi\u00e7os. Tipicamente, s\u00e3o pessoas muito focadas, curiosas e abertas a opini\u00f5es. Fazem parte do grupo da aprendizagem o antrop\u00f3logo, o experimentador e o polinizador.<\/p>\n

O antrop\u00f3logo<\/strong> caracteriza-se pela excelente capacidade de observar o comportamento humano e de compreender os outros. S\u00e3o personalidades que gostam de conversar com outras pessoas para perceber os seus pontos de vista e as suas ideias, s\u00e3o pessoas com uma mente aberta, emp\u00e1ticas e instintivas. Muitas organiza\u00e7\u00f5es dedicam-se a resolver problemas relacionados com clientes e o antrop\u00f3logo \u00e9 a personalidade que tem a capacidade de perceber a intera\u00e7\u00e3o das pessoas com os produtos, servi\u00e7os e conceitos, quer seja a intera\u00e7\u00e3o f\u00edsica ou emocional.<\/p>\n

O experimentador <\/strong>\u00e9, talvez, a personalidade que mais associamos \u00e0 inova\u00e7\u00e3o. Estas personas<\/em> gostam de passar as ideias do papel para a pr\u00e1tica. S\u00e3o caracterizadas pelo apre\u00e7o por aprender atrav\u00e9s da tentativa e do erro. S\u00e3o pessoas dispostas a correr riscos e a errar, porque aprendem com esses mesmos erros. Os experimentadores gostam de testar novas ideias e abordagens, transformar conceitos em prot\u00f3tipos r\u00e1pidos e n\u00e3o perfeitos de forma a aplicarem no dom\u00ednio pr\u00e1tico. S\u00e3o indiv\u00edduos otimistas, com a habilidade de dividir problemas grandes em pequenas tarefas para que consigam ser solucionados rapidamente.<\/p>\n

Por fim, os polinizadores<\/strong> s\u00e3o excelentes a fazer liga\u00e7\u00f5es entre culturas e ind\u00fastrias. S\u00e3o indiv\u00edduos que se destacam pela capacidade de criar produtos atrav\u00e9s da conex\u00e3o entre ideias e conceitos muito distintos. Tipicamente, s\u00e3o pessoas que encontram solu\u00e7\u00f5es numa determinada ind\u00fastria e conseguem aplic\u00e1-las a outra de uma forma inovadora. T\u00eam uma mente aberta, v\u00e1rios interesses nos quais se mant\u00e9m atualizados e gostam de partilhar o que aprendem.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

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Organiza\u00e7\u00e3o<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
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No que diz respeito \u00e0 organiza\u00e7\u00e3o<\/strong>, as pessoas deste grupo t\u00eam a capacidade de fazer com que os projetos da empresa avancem. T\u00eam \u00e0 sua responsabilidade os processos organizacionais que levam \u00e0 cria\u00e7\u00e3o de novos produtos e servi\u00e7os (revis\u00f5es de projetos, or\u00e7amenta\u00e7\u00f5es e aloca\u00e7\u00e3o de recursos). Apesar de se pensar que os processos de inova\u00e7\u00e3o s\u00e3o espont\u00e2neos, \u00e9 necess\u00e1rio entender que as melhores ideias precisam de tempo, aten\u00e7\u00e3o e recursos. Fazem parte deste grupo o saltador de obst\u00e1culos, o colaborador e o diretor.<\/p>\n

\u00c9 poss\u00edvel definir o saltador de obst\u00e1culos<\/strong> como um talento especial para superar e ultrapassar problemas. Estes indiv\u00edduos apresentam um entusiasmo especial em resolver problemas que nunca foram resolvidos. S\u00e3o pessoas energ\u00e9ticas, persistentes e est\u00e3o dispostas a contornar regras para que os projetos alcancem o sucesso. Esta capacidade em contornar problemas agiliza os processos dentro das organiza\u00e7\u00f5es. Estas personas<\/em> gostam de tentar coisas novas e t\u00eam a habilidade de fazer mais com menos. Dentro das organiza\u00e7\u00f5es, o otimismo e perseveran\u00e7a permitem que as inova\u00e7\u00f5es possam acontecer fluida e organicamente.<\/p>\n

O colaborador<\/strong> \u00e9 respons\u00e1vel por reunir pessoas e equipas multidisciplinares, estabelecendo a ponte de liga\u00e7\u00e3o entre as diferentes pessoas. Estas personas<\/em> est\u00e3o dispostas a ultrapassar os limites organizacionais para convencer grupos distintos de pessoas a colaborar e a desenvolver projetos em conjunto. Promovem um ambiente de confian\u00e7a e exploram os interesses da equipa. As pessoas com esta personalidade tendem a valorizar mais a equipa do que o indiv\u00edduo ou o sucesso do projeto do que os sucessos pessoais.<\/p>\n

Para finalizar o grupo da organiza\u00e7\u00e3o, o diretor<\/strong> \u00e9 quem tem o objetivo de liderar, direcionar e inspirar as equipas para que estas sejam capazes de desenvolver rela\u00e7\u00f5es e oportunidades estrat\u00e9gicas conjuntas, o que leva \u00e0 gera\u00e7\u00e3o de impulsos e est\u00edmulos para o processo de inova\u00e7\u00e3o. Estes indiv\u00edduos tendem a liderar atrav\u00e9s do exemplo, planeiam com anteced\u00eancia como precau\u00e7\u00e3o face a obst\u00e1culos que podem surgir e garantem as condi\u00e7\u00f5es de inova\u00e7\u00e3o. As cinco caracter\u00edsticas de um bom diretor centram-se no apre\u00e7o pelo sucesso dos membros da equipa, no gosto em encontrar novos projetos, na dedica\u00e7\u00e3o ao trabalho mostrando sempre o melhor deles nos desafios, na ambi\u00e7\u00e3o pelos melhores resultados poss\u00edveis e na capacidade de resolu\u00e7\u00e3o de problemas.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

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Constru\u00e7\u00e3o<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
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No que concerne ao grupo da constru\u00e7\u00e3o<\/strong>, estas personalidades usam o conhecimento do grupo da aprendizagem e aproveitam os recursos do grupo da organiza\u00e7\u00e3o para fazer a inova\u00e7\u00e3o acontecer. As personalidades que constituem este grupo s\u00e3o o arquiteto de experi\u00eancias, o cen\u00f3grafo, o cuidador e o contador de hist\u00f3rias.<\/p>\n

O arquiteto de experi\u00eancias<\/strong> prepara o terreno para encontros positivos dentro da organiza\u00e7\u00e3o, cria experi\u00eancias para os seus clientes, traz o fator \u201cexperi\u00eancia\u201d para o desenvolvimento de novos produtos e servi\u00e7os, fazendo com que estes se destaquem n\u00e3o apenas pelo pre\u00e7o ou qualidade. S\u00e3o os indiv\u00edduos que mapeiam toda a trajet\u00f3ria dos clientes.<\/p>\n

O cen\u00f3grafo<\/strong> \u00e9 o respons\u00e1vel pela cria\u00e7\u00e3o de um espa\u00e7o f\u00edsico agrad\u00e1vel, permitindo potencializar toda a equipa. Estas personas<\/em>refor\u00e7am a cultura e a imagem da organiza\u00e7\u00e3o e sabem que pequenas mudan\u00e7as podem fazer a diferen\u00e7a. Para estas personalidades, a conex\u00e3o das pessoas com o espa\u00e7o \u00e9 bastante importante.<\/p>\n

O cuidador<\/strong> oferece um atendimento de excel\u00eancia ao cliente, prevendo e antecipando proactivamente as suas necessidades. Os cuidadores s\u00e3o respons\u00e1veis por apoiar os clientes e a equipa nas decis\u00f5es, atrav\u00e9s do fornecimento de conhecimento e consultadoria. S\u00e3o caracterizados por tentarem compreender cada cliente.<\/p>\n

Os contadores de hist\u00f3rias<\/strong>, como o nome indica, criam hist\u00f3rias e narrativas de forma a inspirar as suas equipas de trabalho e a atrair a aten\u00e7\u00e3o dos clientes para os produtos e servi\u00e7os. Recorrentemente, focam as suas hist\u00f3rias na autenticidade e fazem com que a principal fonte de capta\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o de clientes seja a forma como passam a mensagem. S\u00e3o indiv\u00edduos de liga\u00e7\u00e3o e coes\u00e3o entre equipas que acreditam que as hist\u00f3rias aumentam e constroem credibilidade.<\/p>\n

Estas s\u00e3o as 10 personalidades que devem ser reunidas para desenvolver e implementar inova\u00e7\u00f5es. Contudo, o autor evidencia que uma personalidade n\u00e3o deve estar presente: o advogado do diabo<\/strong>. Pessoas com esta personalidade tendem a n\u00e3o permitir o desenrolar do processo criativo do grupo, criticando as ideias e pondo em causa as suas utilidades. S\u00e3o indiv\u00edduos negativos que impedem que outros membros de equipa se expressem e que exer\u00e7am as suas fun\u00e7\u00f5es.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

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Tom Kelley defende que o mais importante n\u00e3o \u00e9 que todas estas personas<\/em> sejam as melhores, mas sim que elas estejam todas presentes na mesma equipa.<\/strong> O autor destaca, ainda, que os aspetos mais importantes que a equipa dever\u00e1 ter para ser bem-sucedida no processo de inova\u00e7\u00e3o s\u00e3o:<\/p>\n

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  • a flexibilidade<\/strong> (personalidades como o polinizador e o experimentador ajudam as organiza\u00e7\u00f5es a manterem-se flex\u00edveis),<\/li>\n
  • a vis\u00e3o de inova\u00e7\u00e3o<\/strong> (n\u00e3o deve ser encarada como uma tarefa espor\u00e1dica, mas ser adotada como uma cultura dentro da empresa),<\/li>\n
  • a mentalidade \u201cn\u00e3o desistir\u201d, a motiva\u00e7\u00e3o, a valoriza\u00e7\u00e3o dos mentores e a constru\u00e7\u00e3o de equipas diversificadas.<\/strong><\/li>\n<\/ul><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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