{"id":2871,"date":"2021-05-17T14:45:38","date_gmt":"2021-05-17T13:45:38","guid":{"rendered":"http:\/\/www.inodev.pt\/?p=2871"},"modified":"2021-05-17T15:24:42","modified_gmt":"2021-05-17T14:24:42","slug":"nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/","title":{"rendered":"Nine eCommerce Trends for 2021"},"content":{"rendered":"
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

A pandemia mudou rapidamente o nosso comportamento face aos canais online, essa mudan\u00e7a \u00e9 muito prov\u00e1vel que venha para ficar.<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n

Enquanto existem muitas empresas que est\u00e3o a passar dificuldades para sobreviver, a crise apresentou tamb\u00e9m oportunidades para as empresas que j\u00e1 tinham investido na transforma\u00e7\u00e3o digital do seu neg\u00f3cio.<\/p>\n

\u00c1reas de neg\u00f3cio como entretenimento, comida, equipamento de escrit\u00f3rio e casa foram alguns dos setores que mais cresceram durante a pandemia.<\/p>\n<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\"tendencias-ecommerce-2021\"\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

Fonte: <\/em>https:\/\/www2.deloitte.com\/content\/dam\/Deloitte\/dk\/Documents\/strategy\/e-commerce-onepage.pdf<\/em><\/a><\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

<\/p>\n

Em Portugal, o valor de compras online face aos restantes pa\u00edses da Europa sempre foi consideravelmente inferior. A ACEPI (associa\u00e7\u00e3o da Economia Digital) realizou um estudo sobre a \u201cEconomia e Sociedade Digital em Portugal\u201d, revelando a forte penetra\u00e7\u00e3o da Internet em Portugal, aproximando-nos dos valores m\u00e9dios europeus, houve um crescimento dos compradores online, aumento do volume e frequ\u00eancia de compras e acelera\u00e7\u00e3o da transforma\u00e7\u00e3o digital dos neg\u00f3cios.<\/p>\n

O valor do com\u00e9rcio eletr\u00f3nico B2C + B2B, em 2019, em Portugal, situou-se nos 96 mil milh\u00f5es de euros. Para 2020, estima-se um novo crescimento at\u00e9 aos 110,6 mil milh\u00f5es de Euros, alavancado pelo impacto da pandemia de Covid-19, que mudou profundamente os h\u00e1bitos dos consumidores e transformou empresas e neg\u00f3cios.<\/p>\n

O Ecommerce n\u00e3o \u00e9 uma tend\u00eancia, ao longo dos anos tem vindo a crescer em todo o mundo, desde o ano 2014 a 2017 as vendas de Ecommerce tiveram uma taxa de crescimento de 25,6% no mundo.<\/p>\n

Al\u00e9m do seu crescimento global, \u00e9 tamb\u00e9m uma ind\u00fastria em constante mudan\u00e7a, sendo vital para as empresas acompanharem de perto as novas tend\u00eancias. Partilhamos uma lista com as 9 maiores tend\u00eancias para este ano, identificadas por 10 especialistas na \u00e1rea (Estudo realizado pelo ISEG Executive Education<\/a>):<\/p>\n

<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

1. Preocupa\u00e7\u00e3o com a Sustentabilidade:<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

O Crescimento do eCommerce traz consigo uma nova realidade e responsabilidade por parte das empresas, tendo havido um novo Shift para entregas Take-away os clientes esperam que as empresas arranjem solu\u00e7\u00f5es mais sustent\u00e1veis desde a embalagem at\u00e9 \u00e0s devolu\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Um estudo da Nielsen a n\u00edvel mundial constatou que 81% dos entrevistados concordam com a afirma\u00e7\u00e3o: \u201c\u00c9 extremamente ou muito importante que as empresas implementem programas para melhorar o ambiente\u201d.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

2. Lojas online de restaurantes com entrega direta ao consumidor<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

Com a pandemia, em Portugal passamos de um cen\u00e1rio onde o takeaway e delivery de comida era uma situa\u00e7\u00e3o muito pouco habitual, para uma multiplicidade de operadores como A Uber Eats, Glovo, Bolt, Take Away, entre outros.<\/p>\n

A situa\u00e7\u00e3o pand\u00e9mica vivida em 2020, refor\u00e7ou fortemente esta tend\u00eancia nas nossas principais cidades. Embora o food delivery ainda represente uma fatia relativamente pequena do mercado, cerca de 200 mil milh\u00f5es dos 3 bili\u00f5es de d\u00f3lares do setor servi\u00e7os de comida, o banco su\u00ed\u00e7o UBS estima que o setor cres\u00e7a 20% por ano, at\u00e9 perto dos 400 mil milh\u00f5es de d\u00f3lares no final da d\u00e9cada.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

3. Personaliza\u00e7\u00e3o, automa\u00e7\u00e3o e reten\u00e7\u00e3o<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

Os Investimentos em tr\u00e1fego pago est\u00e3o cada vez mais competitivos, fazendo que seja cada vez mais complicado ter destaque nos diferentes canais. Existe uma necessidade de as marcas pensarem em estrat\u00e9gias mais personalizadas, de forma a terem uma vantagem competitiva substancial mal o cliente entra no nosso site. <\/strong><\/p>\n

Torna-se cr\u00edtico para as marcas trabalharem na reten\u00e7\u00e3o dos seus clientes assegurando uma rela\u00e7\u00e3o duradoura, devendo para tal, por um lado, mapearem muito bem a sua jornada de compra e, por outro, construir todo um relacionamento com o mesmo.<\/p>\n

Uma empresa que fez um trabalho brilhante na utiliza\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias de reten\u00e7\u00e3o de clientes, personaliza\u00e7\u00e3o e utiliza\u00e7\u00e3o de automa\u00e7\u00e3o de marketing foi a Barklyn. O seu mote \u00e9 serem mais do que uma empresa que vende ra\u00e7\u00f5es para animais, querem ser \u201cparte da fam\u00edlia como um animal tamb\u00e9m o \u00e9\u201d. Todas as encomendas v\u00e3o assinadas \u00e0 m\u00e3o com o nome do c\u00e3o e a empresa tem uma ficha do animal com todos os cuidados que deve ter na prepara\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

4. Voice Search <\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

Os assistentes de voz mais evolu\u00eddos integrados com plataformas de eCommerce, reinventam toda a experi\u00eancia de compra, de uma forma simples, que facilita efetivamente a vida das pessoas numa simbiose \u00fanica entre tecnologia e humaniza\u00e7\u00e3o t\u00e3o necess\u00e1ria na internet. A intelig\u00eancia artificial por voz ser\u00e1, sem d\u00favida, uma das tend\u00eancias mais revolucion\u00e1rias que o eCommerce dever\u00e1 acompanhar.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

5. Social Shopping<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

O crescimento explosivo do com\u00e9rcio eletr\u00f3nico, durante o ano de 2020, veio refor\u00e7ar a import\u00e2ncia de as marcas investirem em mais experi\u00eancias de social shopping. O social shopping, apesar de j\u00e1 n\u00e3o ser uma novidade, tem vindo a desenvolver-se muito nos \u00faltimos anos e continuar\u00e1 a crescer em 2021, sendo uma das tend\u00eancias e uma das \u00e1reas onde as marcas, com eCommerce, devem apostar.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

6. O fim das third party cookies<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

O desaparecimento de third-party cookies tem um impacto substancial uma vez que at\u00e9 agora assumiam um papel importante nas estrat\u00e9gias de marketing, seja pela identifica\u00e7\u00e3o de p\u00fablico-alvo, tracking da performance de campanhas, assim como para a otimiza\u00e7\u00e3o e personaliza\u00e7\u00e3o dos conte\u00fados criativos exibidos.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

7. Mudan\u00e7as no Retalho <\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

Em 2021 vamos ter iniciativas importantes no que diz respeito ao com\u00e9rcio eletr\u00f3nico e retalho em geral. Com a chegada das v\u00e1rias vacinas contra a Covid-19, o fim do per\u00edodo de confinamento vai come\u00e7ar a trazer mais tr\u00e1fego para o retalho f\u00edsico, mas a experi\u00eancia de com\u00e9rcio eletr\u00f3nico ficar\u00e1 para sempre na mente e nos h\u00e1bitos dos portugueses. Com isso, as marcas e retalhistas perceber\u00e3o o verdadeiro potencial da venda online, e cada vez mais adotar\u00e3o uma estrat\u00e9gia omnicanal, com o cliente no centro de suas decis\u00f5es, e cada vez mais disponibilizar\u00e3o os seus produtos tamb\u00e9m nos seus canais online pr\u00f3prios como em v\u00e1rios mercados nacionais e internacionais.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

8. Entregas gratuitas, r\u00e1pidas e flex\u00edveis <\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

O n\u00edvel de abandono da compra por parte dos e-buyers no momento do checkout continua a ser determinado, em mais de 50% dos casos, e conforme v\u00e1rios estudos o demonstram de forma consistente em diversos mercados e geografias, por fatores relacionados com o pre\u00e7o final do produto, ao incluir o custo das entregas, e com a insatisfa\u00e7\u00e3o relativa aos tempos e \u00e0s op\u00e7\u00f5es de entrega que s\u00e3o disponibilizadas. Os clientes v\u00e3o ser cada vez mais exigentes com a rapidez da sua entrega, sendo um dos fatores que pode ser decisivo na sua compra. Al\u00e9m disso a flexibilidade de hor\u00e1rios nas entregas passa a ser um must se a sua empresa pretende ser competitiva face \u00e0 concorr\u00eancia.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

9. Business Intelligence<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t

O business intelligence, como um conjunto de m\u00e9todos, processos, tecnologia e instrumentos, capazes de converter dados em informa\u00e7\u00e3o, conhecimento e planos de iniciativas que conduzem as nossas decis\u00f5es e a\u00e7\u00f5es, assume um papel cada vez mais importante. Todas as parametriza\u00e7\u00f5es no site passam a ser medidas e por sua vez analisadas, de forma a podermos oferecer a melhor experi\u00eancia ao consumidor e eliminar barreiras na fase final da compra.<\/p><\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A pandemia mudou rapidamente o nosso comportamento face aos canais online, essa mudan\u00e7a \u00e9 muito prov\u00e1vel que venha para ficar. Enquanto existem muitas empresas que est\u00e3o a passar dificuldades para sobreviver, a crise apresentou tamb\u00e9m oportunidades para as empresas que j\u00e1 tinham investido na transforma\u00e7\u00e3o digital do seu neg\u00f3cio. \u00c1reas de neg\u00f3cio como entretenimento, comida, […]<\/p>","protected":false},"author":6,"featured_media":2880,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[2],"tags":[],"yoast_head":"\nNove tend\u00eancias de eCommerce para 2021 - Inodev<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow\" \/>\n<meta name=\"googlebot\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<meta name=\"bingbot\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"en_GB\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Nove tend\u00eancias de eCommerce para 2021 - Inodev\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"A pandemia mudou rapidamente o nosso comportamento face aos canais online, essa mudan\u00e7a \u00e9 muito prov\u00e1vel que venha para ficar. Enquanto existem muitas empresas que est\u00e3o a passar dificuldades para sobreviver, a crise apresentou tamb\u00e9m oportunidades para as empresas que j\u00e1 tinham investido na transforma\u00e7\u00e3o digital do seu neg\u00f3cio. \u00c1reas de neg\u00f3cio como entretenimento, comida, […]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Inodev\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/inodev\/\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-05-17T13:45:38+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2021-05-17T14:24:42+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.inodev.pt\/wp-content\/uploads\/2021\/05\/tendencias-ecommerce-2021-15-1-1024x683.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1024\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"683\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/\",\"name\":\"inoDev - Consultoria de Inova\\u00e7\\u00e3o\",\"description\":\"Consultoria de Inova\\u00e7\\u00e3o\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/?s={search_term_string}\",\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"en-GB\"},{\"@type\":\"ImageObject\",\"@id\":\"http:\/\/www.inodev.pt\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/#primaryimage\",\"inLanguage\":\"en-GB\",\"url\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/wp-content\/uploads\/2021\/05\/tendencias-ecommerce-2021-15-1.png\",\"width\":3100,\"height\":2067,\"caption\":\"tendencias-ecommerce-2021\"},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"http:\/\/www.inodev.pt\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/#webpage\",\"url\":\"http:\/\/www.inodev.pt\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/\",\"name\":\"Nove tend\\u00eancias de eCommerce para 2021 - Inodev\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"http:\/\/www.inodev.pt\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/#primaryimage\"},\"datePublished\":\"2021-05-17T13:45:38+00:00\",\"dateModified\":\"2021-05-17T14:24:42+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/#\/schema\/person\/2e39c665f2006108ffb3cc1433fe59f1\"},\"inLanguage\":\"en-GB\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"http:\/\/www.inodev.pt\/nove-tendencias-de-ecommerce-para-2021\/\"]}]},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/#\/schema\/person\/2e39c665f2006108ffb3cc1433fe59f1\",\"name\":\"inodev\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"@id\":\"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/#personlogo\",\"inLanguage\":\"en-GB\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/4b1d6449578628a04b8e7ec793473a61?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"inodev\"}}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2871"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2871"}],"version-history":[{"count":6,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2871\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2879,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2871\/revisions\/2879"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2880"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2871"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2871"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.inodev.pt\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2871"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}