Sobre a inoDev

Inovação

A inovação é a exploração, com sucesso, de novas ideias. Entenda-se por sucesso, quando uma ideia atende às necessidades e expectativas do mercado, é viável do ponto de vista económico, é sustentável e oferece retorno financeiro a quem a utiliza.

Inovação não é invenção – mas para inovar é preciso inventar

Uma Invenção pode levar à criação ou descoberta de algo novo, seja útil ou não. Esta é medida pelo valor estético que o recetor lhe atribui e, portanto, é altamente subjetiva.

A Inovação deve resultar em algo com valor para alguém, e necessita ser economicamente viável e acessível. Uma inovação bem sucedida resolve um problema ou faz com que algo novo possa ser realizado. Esta, por sua vez, é medida pela sua eficiência na resolução do que se propõe a resolver e, portanto, é objetiva e passível de se transformar num método científico claro.

Posicionamento

A inovação divide-se em 3 categorias:

5

Inovação incremental

Trata da otimização do negócio existente e está associada à redução de custos e melhorias dos produtos e serviços existentes
5

Inovação disruptiva

Resulta de uma clara diferenciação do produto/serviço inicial. Cria uma mudança dramática que transforma os mercados ou indústrias existentes e descobre uma procura inexistente anteriormente
5

Inovação sistémica

Relativa à criação de uma nova infraestrutura ou estilo de vida. É um tipo de inovação holístico que obriga a que várias inovações se conjuguem para entregar uma proposta de valor

A inoDev posiciona-se enquanto embaixadora das teorias da inovação disruptiva de Clayton Christensen. A inovação disruptiva representa uma mudança drástica na maneira como o produto ou serviço é consumido e traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

A inovação disruptiva é, para a InoDev, a única ferramenta válida, no mundo atual, para responder ao ritmo acelerado da mudança em todas as esferas – social, económica, política, tecnológica etc.

Esta constante mudança de realidade leva, obrigatoriamente, a uma constante mudança de comportamentos e necessidades. As empresas, por seu turno, só subsistem se entregarem valor aos seus clientes de acordo com estas necessidades. As ferramentas InoDev permitem compreender atempadamente esta realidade em mutação e ativar nas empresas os seus mecanismos para que nasçam ou se adaptem e integrem eficazmente este ciclo.

Só uma descontinuidade desencadeada pela acumulação sistemática e contínua de saber, por uma visão alternativa e inovadora que esse saber catalisa, pode criar novamente condições disruptivas para que Portugal e as empresas portuguesas ocupem mais uma vez lugares de destaque, face a países e empresas com meios, recursos e escalas incomensuravelmente maiores.

Por João Cabral e Jorge Possollo

Visão

Drive Innovation

Missão

Criar valor através da aplicação prática dos conceitos de inovação disruptiva.

Valores
  • Criatividade
  • Resiliência
  • Irrequietude
  • Compromisso
  • Proatividade
  • Curiosidade

A inoDev nasceu em 2011 com o intuito de ajudar as empresas a despoletar e gerir a inovação em todas as suas dimensões de modo a adquirir um posicionamento estratégico diferenciador, maximizando os resultados e a rentabilidade global. Utilizamos a nossa energia e experiência para criar e desenvolver inovação, transformar pessoas, relações, organizações. Todos os dias contribuímos, juntamente com aqueles que nos acompanham, com mais um passo em direção ao futuro – e visto daqui, parece-nos maravilhoso.

Ajudamos as empresas, independentemente da sua indústria, dimensão, origem ou antiguidade, a serem bem-sucedidas, através da inovação – os nossos clientes incluem desde start-ups, a empresas maduras nos seus mercados, em Portugal, Polónia, Angola e Moçambique. Acompanhamo-las ao longo de todo o processo inovativo, desde a conceptualização, seleção e prioritarização de ideias e sua modelação, até à implementação das mesmas. Todos os processos são alinhados e monitorizados com o posicionamento estratégico pretendido.

Aplicamos os conceitos e processos da Inovação Disruptiva (C. Christensen) para a criação de novas propostas de valor para os nossos clientes, seja através da abertura a novos mercados ou da extensão dos mercados já existentes para além dos seus limites.

A principal vantagem competitiva da inoDev é a extensa experiência nacional e internacional dos seus gestores de topo e colaboradores. Os quadros e colaboradores da inoDev possuem formação específica nas áreas de Gestão Geral, Engenharia, Estratégia, Planeamento Financeiro, Sistemas de Informação, Recursos Humanos e ainda na nova disciplina de Gestão da Inovação, conferindo-lhes o saber necessário para o correto desempenho das suas atividades.

Metodologia

Materializámos este nosso processo numa framework própria, fazendo da InoDev a única consultora de inovação com uma metodologia própria e comprovada.

A inoDev desenvolveu um contexto ou framework de atuação metodológico, baseado nas mais recentes correntes de pensamento estratégico empresarial, que lhe tem permitido ajudar diversas empresas, dos mais diversos sectores de atividade, a redefinir, redesenhar e reequacionar, desde produtos, serviços e processos específicos, até ao posicionamento estratégico global, criando um novo enquadramento que lhes permite ultrapassar os seus desafios, nas diversas dimensões dos seus negócios.


A 1ª Secção da Metodologia inoDev tem 4 fases.

A primeira fase “RESEARCH”, consiste na aquisição de informação relevante, estudo do ambiente competitivo da empresa, análise 360º (incluindo entrevistas com clientes, fornecedores, competidores e parceiros), comparação (benchmark) com outras soluções de mercado, estudo de tendências, resposta (feedback) de utilizadores potenciais e de não utilizadores e eventuais críticas ao projeto. A fase seguinte, “IDEATE”, é composta por um evento (Evento de Inovação), onde a informação coligida é apresentada e discutida em conjunto, num processo de 2 a 3 dias de debate (brainstorming) intensivo. Nesta sessão, são afinados quais os caminhos ou opções estratégicas a desenvolver/estudar/testar, para a construção do futuro Plano de Negócios (Business Plan).

A terceira fase “SELECT”, consiste no teste conceptual junto de potenciais clientes ou utilizadores, dos conceitos desenvolvidos/afinados na fase anterior e a sua modelação, para avaliar corretamente os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (riscos) intrínsecos à proposta. Com base nas opções / projetos com mais potencial, são elaborados os vários cenários e efectuada uma relação custo / benefício de cada um.

Serão então tomadas decisões finais, ​constituindo a quarta fase “MODEL”, na qual a inoDev apoiará a Empresa na construção de um plano de ação detalhado de intervenção para a implementação das soluções aprovadas.

Na fase de ‘IMPLEMENTAÇÃO’ a inoDev concluirá os planos de ação, fechará o dossier da modelação financeira das opções selecionadas e elaborará, se necessário, um esboço (draft) dos planos comerciais e de marketing.

barra_assinaturas

© 2011 – 2017 inoDev