Obter um modelo de negócio viável

O conceito de Modelo de Negócio é cada vez mais aplicado nas organizações modernas como uma forma de compreender, expor e comunicar a sua estratégia a curto e longo prazo. O seu principal objetivo é o de descrever a forma como estas criam e entregam valor de uma forma lucrativa. (Fuller & Morgan, 2010).

A InoDev aplicou a sua metodologia à criação de um processo que desenha ou redesenha os modelos de negócio e que os testa no mercado, permitindo-lhes aprender e moldar-se às suas necessidades reais.

Inspirada nas correntes de inovação Lean Startup, a InoDev desenhou o Validation Challenge como a ferramenta base que permite a qualquer negócio medir o seu mercado, a sua concorrência, o seu cliente e os canais com dados reais e não preditivos, facilitando a adaptação do modelo de negócio a essa realidade e ferramentas complementares que permitem otimizar as operações da empresa em todas as áreas funcionais.

Os princípios Lean levam a que uma empresa se foque num desenvolvimento eficiente por forma a chegar ao seu Target e ao mercado o mais cedo possível. Tal como Ries (2011) afirmou, para um negócio que se pretendo inovador, estas metodologias permitem capitalizar sobre as vantagens de se ser o first-mover o quanto antes.

A metodologia InoDev permite fazê-lo através de uma abordagem científica desde o momento da ideação do negócio até à sua implementação e constante otimização através das seguintes etapas:

Z

Análise da situação atual da empresa: análise interna e externa da empresa (clientes, fornecedores, parceiros) e análise da concorrência.

Z

Estudo de mercado e tendências, identificação dos mercados mais favoráveis, e respetivas condicionantes legais e de mercado.

Z

Brainstorming de ideias – Evento de Inovação.

Z

Testes de conceito das ideias, utilizando um MVP Lean.

Z

Implementação – Implementação da primeira versão oficial, baseada nos testes anteriores.

Os 4 mandamentos Lean:

N

A empresa deverá compreender o que tem e o que não tem valor para os seus clientes e aquilo pelo qual os clientes estão dispostos a pagar

N

A empresa deverá conceber estratégias pull próprias dentro da sua cadeia de valor por forma a responder de forma eficiente à procura do cliente e evitando desperdícios

N

A empresa deverá identificar e mapear a cadeia de valor associada à sua atividade para que possa eliminar desperdícios

N

Os colaboradores de uma empresa deverão estar envolvidos e ter autonomia suficiente para que se mantenham constantemente no caminho da inovação

Caso de Estudo

Produto

cta-vc-pdf

barra_assinaturas
© 2011 – 2017 inoDev