Encontrar novos mercados

A procura de novos mercados é uma realidade crescente no contexto atual da globalização e da diminuição das barreiras entre o contacto dos vários componentes de um mercado.

O primeiro passo para a procura de um novo mercado é compreender a situação atual e posição da empresa num contexto local e global e compreender quais os benefícios de uma eventual expansão de operações para a forma como esta produz e entrega valor.

Nesse sentido, a InoDev criou um processo que permite às empresas não só compreender este contexto como responder às seguintes questões:

Para onde internacionalizar?

Como internacionalizar?

Para responder a estas questões a InoDev desenhou o Settler’s Path como a ferramenta de base para responder a estas perguntas e fê-la acompanhar-se das restantes ferramentas que, quando conjugadas com a primeira, otimizam a entrada da empresa noutro mercado em todas as suas frentes de atuação, dividindo o processo nas seguintes etapas:

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Análise da situação atual da empresa: análise interna e externa da empresa (clientes, fornecedores, parceiros) e análise da concorrência.

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Estudo de mercado e tendências, identificação dos mercados mais favoráveis, e respetivas condicionantes legais e de mercado.

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Levantamento do processo logístico, fiscal e legal de cada um dos mercados alvo.

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Montagem de um plano de negócios a médio prazo para o processo de desenvolvimento da internacionalização, permitindo calcular os investimentos e retornos de tal esforço.

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Plano de ação detalhado para o primeiro ano do processo, identificando as várias fases do processo e obtendo um orçamento mensal para a implementação do processo.

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Análise e desenho do caderno de encargos para a implementação do site e da plataforma de suporte a implementar online para suportar a expansão nos países.

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Plano de meios e divulgação online e offline para lançamento de produtos/serviços no mercado alvo.

Principais benefícios para expandir o seu negócio para outro mercado

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Aumento do valor da marca

N

Diferenciação relativa aos concorrentes locais

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Desenvolvimento de equipas multidisciplinares e multiculturais

N

Desenvolvimento de novos produtos e segmentos

N

Redução de riscos

N

Capacidade ampliada para dar resposta a um segmento de cliente mais abrangente

N

Capacidade de inovação tecnológica potenciada

N

Acesso a mercados financeiros internacionais

N

Melhoria geral do desempenho financeiro

N

Redução de custos

Caso de Estudo

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Produto

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